Internacional

Lula da Silva divulga a lista dos seus primeiros ministros

2022-12-09 07:15:54 (UTC+00:00)

O Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, anuncia, hoje, os nomes dos primeiros ministros do seu Governo que tomará posse a 01 de janeiro de 2023.

A informação foi revelada pela presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann.

O anúncio está marcado para as 10 horas 45 em Brasília, na sede onde estão a ser realizados os trabalhos de transição entre os governos de entrada e de saída.

Lula da Silva tinha dito que só anunciaria ministros após o Tribunal Superior Eleitoral oficializar os resultados eleitorais, um acto protocolar no Brasil, que terá lugar na próxima segunda-feira.

No entanto, Hoffmann disse que devido à especulação sobre os nomes que irão compor o Gabinete a partir de janeiro, Lula quer fazer avançar alguns deles.

A imprensa local especula que o primeiro a ser anunciado será Fernando Haddad para o Ministério das Finanças, Flávio Dino para a Justiça e José Múcio para a Defesa.

De acordo com Hoffmann, para além dos primeiros anúncios na sexta-feira, deverão ser feitos mais na próxima semana.

"Ele só nos disse que pretende anunciar alguns ministros amanhã (...), mas o resto será feito na próxima semana", acrescentou.

Luiz Inácio Lula da Silva ganhou as eleições presidenciais de domingo por uma margem estreita, recebendo 50,9 por cento dos votos, contra 49,1 para Jair Bolsonaro, que procurava um novo mandato de quatro anos.

Lula da Silva assumirá novamente a Presidência do Brasil em 01 de janeiro de 2023 para um terceiro mandato, após ter governado o país entre 2003 e 2010.