Internacional

Malawi: Marcadas eleições gerais para Setembro do próximo ano

2024-02-29 08:03:42 (UTC+00:00)

A Comissão Eleitoral do Malawi marcou para 16 de Setembro do próximo ano, a data da realização das sétimas eleições presidenciais, legislativas, das assembleias distritais e municipais.

Para a viabilização deste processo, o órgão eleitoral precisará de 187 milhões de dólares para, entre outras despesas, a campanha de educação cívica, recenseamento eleitoral, aquisição de material de votação.

O montante dividido em três parcelas, será retirado de três orçamentos nacionais, incluindo o do exercício financeiro de 2025-26.

O presidente da Comissão Nacional de Eleições do Malawi, Chifundo Kachale, anunciou, igualmente, que o recenseamento eleitoral arranca no próximo dia 16 de Setembro do ano corrente, doze meses antes da realização das eleições gerais.

Estima-se que venham a ser criados 6 mil 500 centros de recenseamento eleitoral em todo o país.

De acordo com os dados do Gabinete Nacional de Estatística, prevê-se que o universo de eleitores em 2025 seja de 10,9 milhões, contra 6.8 milhões inscritos para as últimas eleições realizadas em 2019.

Para o efeito, a Comissão Eleitoral do Malawi está adquirir dispositivos de gestão eleitoral e equipamento de tecnologia de informação e comunicação para assegurar o registo biométrico dos eleitores.

Para o escrutínio de Setembro do próximo ano, a Comissão Eleitoral do Malawi voltará a usar a contagem manual de votos, contra a electrónica que estava a ser exigida por um grupo de partidos políticos.

Chifundo Kachale, presidente da Comissão Eleitoral do Malawi explicou que o órgão usará a forma manual de transmissão de resultados, por ter-se revelado a mais transparente e segura que não poderá levar o país para mais uma tensão pós eleitoral.