Internacional

Corrupção, Brasil

Ministério Público vai recorrer para aumentar pena de Lula

2017-07-14 08:17:46 (UTC+01:00)

O Ministério Público Federal (MPF) brasileiro vai recorrer à Justiça para aumentar a pena decretada na quarta-feira pelo juiz Sérgio Moro ao ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva, noticiou a Agência Brasil.

Lula da Silva foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas a defesa já indicou que irá recorrer da decisão, permitindo que o ex-Presidente brasileiro fique em liberdade até se conhecer a decisão do recurso.

Segundo a agência noticiosa brasileira, a acusação afirma discordar de "alguns pontos da decisão" de Moro, apesar de a sentença ter sido favorável.

O MPF do estado de Paraná, responsável pelas investigações da "Operação Lava Jato", destacou, contudo, que a decisão de Moro tramitou de forma transparente e permitiu ampla possibilidade de defesa.

A condenação é relativa ao processo que investigou a compra e a reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo.

Na sentença, Moro afirmou que as reformas executadas no apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-Presidente.

Após a divulgação da sentença, a defesa do ex-Presidente afirmou que Lula é "inocente" e classificou a condenação como uma "decisão política". [FM]