Internacional
Moldova acolhe cimeira da Comunidade Política Europeia
2023-06-01 10:25:34 (UTC+01:00)
A Moldova acolhe, hoje, a segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, a plataforma de cooperação para a segurança e estabilidade da Europa, com líderes da União Europeia (UE) e de outros países, agora focada na paz e energia.
A cimeira juntará dirigentes de todo o continente europeu no Castelo Mimi em Bulboaca, a 35 quilómetros da capital da Moldova, Chisinau.
Na antevisão do encontro, fontes comunitárias falaram, numa "importante mensagem" para Moscovo, da cooperação europeia, mesmo às portas da Rússia, em discussões sobre paz e de segurança pela guerra da Ucrânia, interconexões na Europa e resiliência energética face a fornecedores como russos, sendo que grande parte do encontro é dedicada a debates bilaterais e trilaterais.
Além dos 27 Estados-membros da União Europeia, participam desta cimeira a Albânia, Macedónia do Norte, Kosovo, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro e outros países.
Além disso, participam o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
Criada em 2022 com base na visão do Presidente francês, Emmanuel Macron, divulgada num discurso no Dia da Europa em maio do ano passado, a Comunidade Política Europeia é uma plataforma de diálogo político e cooperação para questões de interesse comum e reforço da segurança, da estabilidade e da prosperidade do continente europeu, não substituindo contudo qualquer organização, estrutura ou processo existente.
Na primeira reunião da Comunidade Política Europeia, em outubro passado, dirigentes de 44 países europeus debateram questões de paz e segurança, em especial a guerra da Ucrânia causada pela invasão russa, e a crise energética.
Neste que é o maior evento político organizado pelo país, a Moldova acolhe a segunda cimeira, que é também a primeira organizada por um país não pertencente à UE.
As próximas reuniões da Comunidade Política Europeia terão lugar em Espanha e no Reino Unido dada a base rotativa, com o anfitrião a alternar semestralmente entre um Estado-membro da UE e um país terceiro.