Internacional

Morreu Iskandar Safa, fundador da Privinvest das “Dividas Ocultas”

2024-01-30 08:29:55 (UTC+00:00)

O magnata dos estaleiros franco-libaneses Iskandar Safa, fundador da Privinvest empresa internacional que em Moçambique é conhecida como “mastermind das Dívidas Ocultas”, morreu na segunda-feira, 29 de janeiro.

“Estamos arrasados esta noite ao informar sobre a morte de nosso proprietário, Iskandar Safa. Saiu com a dignidade do cavaleiro que era. Que Deus abençoe a sua alma e proteja a sua família, que tanto significou para ele”, escreveu Tugdual Denis, diretor da “Valeurs actuelles”, publicação de Safa.

“Guerreiro até o fim, ele enfrentou uma doença grave nos últimos meses, mas isso prejudicou sua coragem. Morreu em pé, no dia 29 de janeiro de 2024, em Mougins, rodeado pelo calor da sua família”, especifica um comunicado redigido pela redação do semanário e publicado no seu site.

Iskandar Safa morre sem ainda o desfecho do processo que Moçambique através da Procuradoria-Geral da República (PGR) pede no Tribunal Comercial de Londres, no Reino Unido, 3,1 mil milhões de dólares ao grupo Naval Privinvest, por danos, compensação e indemnização no conhecido caso das "dívidas ocultas".