Internacional

Parlamento ucraniano aprova nomeação do novo ministro da Defesa

2023-09-06 15:41:02 (UTC+01:00)

O parlamento ucraniano aprovou, hoje, a nomeação de Rustem Umerov como ministro da Defesa, em substituição de Oleksi Reznikov, noticiou a agência Ukrinform.

A nomeação foi aprovada com 338 votos a favor e uma abstenção, segundo uma foto do quadro da votação divulgado pela agência ucraniana.

A substituição de Reznikov por Umerov foi proposta pelo Presidente Volodymyr Zelensky no domingo à noite.

Zelensky alegou que o Ministério da Defesa precisava "de novas abordagens e novas formas de interagir com o Exército e com a sociedade civil em geral".

A mudança do titular da Defesa ocorre três meses depois de as forças ucranianas terem iniciado uma ofensiva contra as tropas russas, que ocupam 20 por cento do país.

Recentemente, vieram a público vários escândalos de corrupção no país, um dos quais envolve diretamente Reznikov, relativamente a um contrato de fornecimento de material militar assinado com uma empresa turca.

"Foi uma honra servir o povo ucraniano e trabalhar para o exército ucraniano durante os últimos 22 meses, o período mais difícil da história moderna da Ucrânia", afirmou Reznikov na carta de demissão que ao parlamento.

Rustem Umerov, de 41 anos, é um proeminente líder da comunidade tártara da Crimeia e tem representado Kyiv em negociações sensíveis com Moscovo.

O novo ministro da Defesa dirigia o Fundo de Propriedade do Estado desde Setembro de 2022, um cargo de grande visibilidade num país onde a corrupção é endémica.

"É o mais alto cargo estatal alguma vez ocupado por um tártaro da Crimeia" a histórica comunidade muçulmana da península anexada pela Rússia em 2014, disse à AFP um conselheiro do chefe da administração presidencial da Ucrânia, Sergei Lechtchenko.