Internacional

PM paquistanês apela à ONU para salvar o planeta

2022-09-24 17:23:33 (UTC+01:00)

O primeiro-ministro do Paquistão lançou um apelo desesperado à ONU para salvar o planeta ameaçado pelas alterações climáticas provocadas pelos países ricos, mas que atingem a nação do sul da Ásia.

De acordo com Shehbaz Sharif, intervindo na Assembleia-Geral da ONU, ocorrida na sexta-feira, disse “o Paquistão nunca viu uma ilustração tão absoluta e devastadora do impacto do aquecimento global”.

O apelo do líder do Governo paquistanês surgiu depois de o país ter sido assolado por inundações sem precedentes nos últimos meses, causando milhares de mortos.

Sharif alertou à comunidade internacional de que “o desastre” causado por chuvas originadas por “monções monstruosas” foi apenas um prelúdio para o resto que o mundo espera.

“Uma coisa é certa: o que aconteceu no Paquistão não vai ficar confinado ao Paquistão. A própria definição de segurança nacional hoje mudou e, a menos que os líderes mundiais se unam e ajam agora (…), não haverá terra para travar guerras. A natureza vai contra-atacar e a humanidade não é adversária”, reafirmou Sharif.