Internacional

Europa, Portugal

Portugal é quinto país mais endividado do mundo

2016-04-17 13:57:53 (UTC+01:00)

No lote das 20 economias com o maior rácio da dívida pública face ao PIB há oito europeias. E uma delas é Portugal. Veja quais são os 20 países mais endividados do mundo.

MAPUTO - O Fundo Monetário Internacional (FMI) avançou esta semana com estimativas para a dívida pública de 185 países. Na fotogaleria encontra os 20 países mais endividados do mundo, numa lista que é dominada por países europeus e integra Portugal nos lugares cimeiros.

O FMI estima que a dívida pública em Portugal atinja 127,9% do PIB este ano. É o quarto valor mais elevado entre todos os países para os quais a instituição liderada por Christine Lagarde avança com previsões. Na prática Portugal é o quinto país mais endividado do mundo, pois o FMI (devido às negociações que decorrem entre Atenas e os credores) não avançou com estimativas para a Grécia, que fechou 2015 com uma dívida equivalente a 179% do PIB.

São nove os países do velho continente que surgem no Top 20, sendo que o primeiro continua a ser o Japão, que apresenta um endividamento equivalente a 2,5 vezes o seu PIB. Depois surge a Grécia e à frente de Portugal estão ainda o Líbano e a Itália.

No top 20 surgem cinco países do continente Americano, incluindo os Estados Unidos, e três africanos, incluindo Cabo Verde. O país a fechar a lista é o Iraque, com uma dívida pública de 92,2% do PIB.

No Fiscal Monitor que publicou esta semana, o FMI espera um alívio lento da dívida pública em Portugal, de 127,9% do PIB este ano para 123,8% em 2021.[CC]