Internacional

Presidente sul-africano vai falhar a cimeira do G7

2024-06-11 11:18:12 (UTC+01:00)

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou que não irá participar da cimeira do G7, que se realiza esta semana em Itália, porque está concentrado na formação de um Governo de coligação.

A África do Sul e outros países africanos, assim como a União Africana (UA), foram convidados para a reunião do G7, que decorrerá de quinta a sábado, em de Fasano, no sul de Itália.

Segundo a radiotelevisão pública sul-africana SABC, a África do Sul também não enviará uma delegação de alto nível à conferência de paz ucraniana que a Suíça acolherá no próximo fim de semana.

Nas eleições gerais de 29 de Maio, o Congresso Nacional Africano (ANC), no poder, perdeu a maioria absoluta pela primeira vez desde que chegou ao poder em 1994, quando Nelson Mandela se tornou o primeiro Presidente negro da África do Sul, ao vencer as primeiras eleições multirraciais naquele ano.

Ramaphosa, de 71 anos, anunciou, na quinta-feira passada, que o ANC convidará outros partidos a formar um Governo de unidade nacional.