Internacional

Príncipe Buthelezi hospitalizado na África do Sul

2022-01-26 14:37:54 (UTC+00:00)

O príncipe Mangosuthu Buthelezi, antigo primeiro-ministro tradicional da nação Zulu e fundador do Partido Livre Inkatha (IFP) na África do Sul, foi hospitalizado, disse hoje fonte familiar.

Mangosuthu Buthelezi, de 92 anos, teve de ser assistido na noite de segunda-feira devido a hipertensão, tendo sido posteriormente admitido no hospital, referiu o porta-voz da família, Bhekuyise Buthelezi, citado pelo "Notícias ao Minuto".

"Na tarde de terça-feira, os médicos consideraram sensato que fosse internado no hospital para fazer testes, pois isso também permitiria que descansasse um pouco", adiantou o porta-voz, citado por vários órgãos de comunicação no país.

"Ele encontra-se estável e esperamos o melhor", salientou Bhekuyise Buthelezi, sem adiantar mais detalhes.

Após as primeiras eleições democráticas da África do Sul, em 1994, Mangosuthu Buthelezi integrou o primeiro Governo de Unidade Nacional, liderado pelo Presidente Nelson Mandela.

Buthelezi foi nomeado presidente emérito do IFP, em 2019, continuando a servir o partido na qualidade de deputado.

Em abril do ano passado, em entrevista exclusiva à agência Lusa, na sede do seu partido, em Ulundi, sobre o processo de reconciliação nacional, o príncipe Mangosuthu Buthelezi afirmou nunca ter existido uma verdadeira reconciliação com o partido no poder na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês) com o qual gostaria ainda de fazer a paz.