Internacional

Putin assina "anexação" de territórios ucranianos à Rússia

2022-09-29 13:07:28 (UTC+01:00)

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinará, esta sexta-feira, os tratados de anexação de territórios ucranianos à Rússia, anunciou Kremlin.

De acordo com o porta-voz de Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência de notícias russa Tass, a cerimónia de assinatura dos acordos com a Federação Russa será realizada na sexta-feira às 15 horas de Moscovo.

Após essa cerimónia, Putin deverá fazer um grande discurso e reunir-se ainda com os administradores designados por Moscovo para as regiões em questão, acrescentou Peskov.

Trata-se das regiões de Zaporíjia, Kherson, Lugansk e Donetsk, onde decorreram referendos organizados por Moscovo, que questionavam os ucranianos se aprovaram a junção das suas regiões à Federação Russa.

A votação ocorreu nos centros indicados para o acto, acompanhada por soldados, também porta a porta com as urnas.

As autoridades pró-russas anunciaram na terça-feira a vitória do "sim" à anexação pela Rússia, mas os referendos foram considerados inválidos por Kyiv e pelos seus aliados ocidentais.

A área total destas regiões equivale a cerca de 15 por cento da Ucrânia - o tamanho de Portugal ou da Hungria - e nela vivem cerca de quatro milhões de pessoas.