Internacional

Suspensão de Zuma não afecta processo de renovação no ANC

2024-01-31 11:09:23 (UTC+00:00)

O presidente do Congresso Nacional Africano, Cyril Ramaphosa, diz que a suspensão de Jacob Zuma não vai afectar o partido e assegura que o processo de renovação do ANC vai continuar.

Em meio a várias reações, em torno da suspensão da qualidade de membro do ANC, do histórico Jacob Zuma, o actual presidente do partido governamental na África do Sul afirma que a medida não vai ter impacto no seio do movimento.

Numa entrevista á emissora pública SABC, o Presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, assegurou não se sentir incomodado com a suspensão do seu antecessor:

“Não não estou preocupado que ele seja um elemento livre. Ele decidiu apoiar ou formar outro partido e o Comitê Executivo Nacional, no fim de semana, tomou a decisão de que ele deve ser suspenso nos termos dos estatutos do Partido. Neste momento, Jacob Zuma foi suspenso pelo ANC porque disse que vai apoiar um outro partido, que muitos de nós acreditamos que ele formou", disse.

A suspensão de Jacob Zuma foi anunciada, segunda-feira, pelo Secretario-Geral do ANC, Fikile Mbalula. O ANC acusa o ex-presidente sul-africano de violar os estatutos ao fazer campanha por outra formação política, no caso o Umkhoto Wesizwe.

Jacob Zuma tem sido o rosto da ala do ANC que contesta a liderança do actual presidente, mas Cyril Ramaphosa assegura que o processo de renovação do ANC vai prosseguir:

“O ANC está no caminho de renovação e estamos a descobrir que aqueles que militam contra a renovação estão fora do ANC. Assim a renovação do ANC continua inabalavel. Continuamos a renovar-mo-nos, a melhorar o partido e nesse movimento para a frente descobrimos que há aqueles que vão cair fora”, frisou.