Internacional
Trump ordena retirada de todos os embaixadores a 20 de Janeiro
2017-01-07 07:03:48 (UTC+00:00)
O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu uma ordem "sem excepções" para que os embaixadores designados pelo seu antecessor, abandonem os respectivos postos a 20 de Janeiro, dia da sua tomada de posse.
A directiva foi revelada pelo diário The New York Times, que cita fonte do Departamento de Estado norte-americano. A ordem deixará importantes delegações diplomáticas sem representação ao mais alto nível.
Nos Estados Unidos é habitual que o Presidente designe embaixadores políticos, aqueles que são nomeados directamente e que, em grande parte dos casos, são doadores (de campanhas) e amigos, um grupo que, de acordo com os 'media' norte-americanos, deve representar cerca de 30% do número total dos representantes diplomáticos.
De acordo com estas informações, ficaram isentos desta directiva os embaixadores de carreira que integram o corpo diplomático do Departamento de Estado norte-americano.
Segundo o The New York Times, a ordem de Trump vem acabar com uma tradição mantida em anteriores transições de administrações que permitia uma extensão do tempo em função das circunstâncias pessoais dos representantes, como o ano escolar dos filhos dos embaixadores.
Assim, e uma vez que as designações para liderar embaixadas dos Estados Unidos têm de ser confirmadas pelo Senado (câmara alta do Congresso) e implicam algum tempo, a futura administração norte-americana irá ficar sem representantes de alto nível em delegações diplomáticas de grande importância como França, Japão ou Israel. [FM]