Internacional

USAID apoiará dez projectos no país para acesso ao mercado internacional de carbono

2024-05-27 12:30:10 (UTC+01:00)

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) vai apoiar, até 2026, cerca de dez projectos em Moçambique, com foco na conservação da natureza baseada na comunidade.

O programa PLANETA, implementado pela CrossBoundary LLC, fornecerá aos parceiros privados e públicos moçambicanos a expertise necessária para fazer as conexões e implementar acordos de compensação de carbono.

Por via de comunicado, USAID refere que o projecto PLANETA facilitará o acesso ao mercado de carbono, ajudará a negociar acordos de pré-compra de créditos de carbono e estruturará o financiamento dos projectos de restauração de ecossistemas nas comunidades alvo. Esta iniciativa visa melhorar o envolvimento das empresas locais nos mercados de carbono, facilitando o crescimento económico diversificado e equitativo.

O Oficial de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Naturais da USAID em Moçambique destaca que esta é uma oportunidade para o país, dado que possui capacidade de armazenar grandes quantidades de carbono nas suas florestas tropicais. Isso pode favorecer o crescimento rápido da indústria de captura de carbono, posicionando Moçambique como um mercado importante.