Internacional

Zelensky reforça pedido de armas aos aliados do Ocidente

2023-03-22 08:45:23 (UTC+00:00)

Zelensky disse que a Ucrânia espera "um aumento do fornecimento" de armamento e reforçou que os ucranianos continuam a manter a ordem mundial.

As tropas ucranianas precisam de mais munições e esperam um aumento do fornecimento de parceiros Ocidentais, disse na noite passada Volodymyr Zelensky, reforçando o pedido que tem feito nos últimos meses.

No seu habitual discurso noturno, o presidente ucraniano disse que conversou ontem com a sua equipa e a capacidade ucraniana na linha da frente foi tema de discussão.

“Um dos assuntos que sempre recebe a máxima atenção é o fornecimento de munições e o apoio dos nossos parceiros”, afirmou.

Zelensky disse que a Ucrânia espera "um aumento do fornecimento" de armamento e reforçou que os ucranianos continuam a manter a ordem mundial.

No mesmo vídeo, o líder ucraniano assinala o marco de um ano da batalha de Moschun - a cidade que assegurou a vitória ucraniana na batalha de Kyiv.

"Foi o primeiro grande passo para a nossa vitória nesta guerra", asseverou, sem deixar de frisar as batalhas de Hostomel, Irpin ou Zmiinyi.

"Vamos atingir o mesmo resultado noutras áreas com combates activos" como no Donbass, destacou ainda.

Abordando depois a visita de Fumio Kishida, Zelensky disse ser uma grande mostra de respeito quando os grandes líderes visitam a Ucrânia, mesmo com todos os riscos que essa viagem acarreta. Disse ainda que o encontro com o primeiro-ministro japonês foi "bastante produtivo"