Internacional

Zelensky viaja para a Argentina para assistir à tomada de posse de Milei

2023-12-08 09:00:31 (UTC+00:00)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai viajar para a Argentina pela primeira vez, enquanto líder da Ucrânia, para participar na tomada de posse de Javier Milei, que acontece já no próximo domingo, dia 10 de Dezembro.

O presidente ucraniano irá ao país após meses de esforços para conseguir maior apoio da região para Kyiv na sequência da invasão da Rússia em Fevereiro de 2022, refere o jornal La Nacion.

O jornal argentino revela, também, que Zelensky planeia esta viagem à América Latina - pela qual esperava um convite oficial - para se reunir com outros líderes que estarão presentes na celebração, entre os quais Luis Lacalle Pou (Uruguai), Santiago Peña (Paraguai), Daniel Noboa (Equador) e Gabriel Boric (Chile).

Depois da vitória de Milei nas eleições argentinas, os dois líderes chegaram a conversar por telefone.

Nessa altura, Zelensky convidou Milei "a visitar a Ucrânia e a enviar um forte sinal político", agradecendo-lhe pela "sua posição clara sem contrapesos entre o bem e o mal" no que diz respeito ao "apoio claro" ao seu país.


De recordar que Javier Milei, do partido La Libertad Avanza, ganhou as eleições no país com 55,69 por cento dos votos (14,5 milhões de votos) contra 44,30 (11,5 milhões de votos), obtidos pelo ministro da Economia, Sergio Tomás Massa, após 76 de participação eleitoral.

Milei sucede ao peronista Alberto Fernández como presidente da Argentina.