Nacional
"A doença não constitui perigo para o nosso país" Nazira Abdula
2018-01-16 11:02:16 (UTC+00:00)
A ministra da Saúde disse ontem que estão a ser tomadas medidas para impedir casos de listeriose, uma intoxicação alimentar que matou 61 pessoas na África do Sul, país vizinho, desde o início de Dezembro.
MAPUTO- "Nós estamos em contacto com os outros países afectados e estamos actualizados. Neste momento, a doença não constitui perigo para o nosso país", declarou Nazira Abdula.
A ministra da Saúde de Moçambique falava em Maputo, à margem de uma visita de trabalho ao Hospital Geral de Chamanculo, nos subúrbios da capital moçambicana.
Além dos 61 óbitos, na África do Sul as autoridades de saúde confirmaram 750 casos desde o dia 05 Dezembro.
A ministra moçambicana garantiu que medidas de precaução estão a ser tomadas, destacando que o tipo prevenção necessária está dentro daquilo que Moçambique vem fazendo para evitar surtos de doenças similares.
"O tipo de prevenção está dentro daquilo que nós já estamos a fazer, sensibilização das comunidades para os cuidados com a higiene e a limpeza das nossas casas e comunidades", declarou a governante.
A listeriose é uma intoxicação alimentar causada pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Listeria.
Geralmente, as pessoas contraem a doença através de produtos de origem animal e frutas e vegetais frescos.
Os sintomas são náuseas, diarreias, infecção na corrente sanguínea e no cérebro, e representa um risco maior para recém-nascidos, idosos, mulheres grávidas e pessoas com fraca imunidade.