Nacional

“A solução das coisas não é destruir os governadores” Nyussi

2015-07-07 10:00:24 (UTC+01:00)

Durante a última conferência de imprensa dada por Filipe Nyusi, em Lichinga, afirmou não fazer sentido que depois da sua eleição como presidente da república outro alguém queira também governar.

“Depois das eleições onde todos tivemos os nossos “olheiros” e foi já proclamado um vencedor, o mundo reconheceu-o, alguém vir agora dizer que vai governar. Seria uma sobreposição da governação. Vai ser um pouco ridículo para o mundo” - argumentou o Chefe do Estado

De acordo com o "Jornal Notícias" na mesma ocasião, Nyusi, disse ainda que não quer entrar no que chamou de “guerras de discussões”, mas que quer falar para as pessoas perceberem que a solução das coisas não é destituir os governadores e que há algumas coisas que são feitas contra a vontade do povo, que sabe quais são as suas principais preocupações.

O Chefe do Estado respondia a uma pergunta que lhe foi colocada a propósito das mais recentes declarações do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que afirmou que iria destituir os governadores das cinco regiões onde reclama vitória nas eleições de Outubro do ano passado.

O Chefe do Estado defendeu igualmente que por todos os sítios por onde passou, incluindo Lichinga, as pessoas estão a apelar à paz. Reconhecem a estrutura que existe neste país, até batem palmas para os governadores, porque sabem que estão a trabalhar para os moçambicanos.

O Presidente da República foi mais longe ao questionar: como é que alguém pode destituir uma pessoa que não a colocou lá? Defendeu a-propósito que quem faz cessar um nomeado é a pessoa que a colocou lá. [FI]