Nacional

ACLLIN exorta para adesão ao recenseamento eleitoral

2019-04-15 13:42:38 (UTC+01:00)

O Secretário-Geral da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLIN), Fernando Faustino, apelou ao envolvimento dos potenciais eleitores nacionais no registo eleitoral que hoje iniciou à escala nacional.

MAPUTO- Faustino, citado na manhã de hoje pela Rádio Moçambique, lançou um apelo particular aos membros integrados na agremiação que dirige para que colaborem de forma participativa no processo.

O censo eleitoral tem a duração de 45 dias. O processo será de raiz nos distritos sem autarquias locais e de actualização nos distritos com autarquias locais.

As províncias de Manica, Sofala, Tete, Zambézia e Inhambane, afectadas pelo ciclone Idai e cheias, irão merecer uma atenção especial por parte dos órgãos eleitorais, segundo o presidente da CNE.

O recenseamento eleitoral decorre de 15 de Abril a 30 de Maio no território nacional e no estrangeiro será realizado de um a 30 de Maio. O censo deverá abranger mais de 7.3 milhões de cidadãos com capacidade eleitoral activa, nos distritos não autárquicos.

Nos distritos com autarquias, decorrerá a actualização de dados dos mais de 6.8 milhões de eleitores recenseados ano passado para as quintas eleições municipais.

Ao todo, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), entidade que vai levar a cabo o processo, prevê inscrever um universo de 14.1 milhões de eleitores previstos para as eleições de 15 de Outubro.