Nacional
ACNUR precisa de 15 milhões de dólares para ajudar moçambicanos no Malawi
2016-03-10 06:14:53 (UTC+00:00)
O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) precisa urgentemente de quinze milhões de dólares para a ajuda humanitária aos cerca de dez mil moçambicanos que procuraram refúgio no Malawi.
MAPUTO- Segundo a Rádio Moçambique, aquela agência das Nações Unidas expressou a sua preocupação com as condições de vida dos moçambicanos que tendem a agravar-se no centro de acolhimento de Kapise, no distrito malawiano de Mwanza, junto a fronteira com Moçambique.
Embora louvando o Malawi por acolher moçambicanos no centro de Kapise, o ACNUR manifesta a sua preocupação com a deterioração das condições de vida no local, afirmando que o acampamento está superlotado.
Designando os moçambicanos como requerentes a asilo ou refugiados, mas sem a prévia observância dos procedimentos exigidos, o ACNUR diz que precisa de quinze milhões de dólares para garantir a devida resposta do ponto de vista humanitário.
O ACNUR avança que uma parte dos fundos seria aplicada na prestação de serviços básicos.
Em princípio, os moçambicanos serão realojados nos próximos dias no centro de Luwani, no distrito de Neno, um cenário que é interpretado como uma tentativa do ACNUR para que os moçambicanos permaneçam no Malawi por tempo indeterminado.
No passado, o centro de Luwani albergou milhares de moçambicanos durante a guerra de desestabilização. [FM]