Nacional

Adolescentes trocam escola pelo comércio informal

2016-07-26 12:42:00 (UTC+01:00)

Vários adolescentes abandonam, as suas zonas de origem, ?partem o lápis e caneta?, para se dedicarem ao comércio informal na cidade de Maputo, o el dourado de muitos desinformados.

MAPUTO- Em quase todas as artérias da Cidade das Acácias é possivel ver adolescentes a circularem de uma lado para o outro, a venderem diversos produtos, tanto no periodo matinal bem como nocturno, altura em que deviam estar na escola ou a dormir, penhorando o seu futuro e do país.

Zeferino, de 15 anos de idade, nascido na província de Gaza, órfão de pai e mãe, foi forçado a migrar para o ″el dourado″ Maputo, a busca de melhores condições de vida uma vez que na sua terra natal não tinha alguém para o ajudar.

“ Sou da província de Gaza, vim a Maputo para trabalhar. Por conta disso, não tenho tempo de ir estudar. Parei de estudar na 7ª classe em Gaza. A vida colocou me essa escolha ou estudo ou trabalho” disse.

De referir que, são vários os adolescentes na cidade de Maputo que empurrados por algumas circustancias da vida, abandonam a escola para se dedicarem ao comércio informal e a maior parte delas vêm das outras províncias do nosso país. [DC]