Nacional

Aeroporto de xai-xai aguarda financiamento do Exim Bank

2017-02-20 14:49:17 (UTC+00:00)

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, visitou sexta-feira o local onde será construída a referida infra-estrutura, tendo revelado que já foi feito o estudo de viabilidade, incluindo trabalhos de impacto ambiental.

MAPUTO - Numa área de aproximadamente quatro mil hectares, o ministro garantiu que aguarda-se, apenas, o desembolso dos valores pelo Exim Bank, daChina, para o início das obras, ainda no presente quinquénio.

Da parte do Governo moçambicano já foram feitos todos os passos inerentes ao estudo de viabilidade, incluindo o impacto ambiental. Todas as famílias abrangidas serão reassentadas, mas importa referir que nesta zona existem poucas famílias, o que temos em número maior são campas, que deverão ser removidas para um outro local, num trabalho que contará com as respectivas famílias e autoridades tradicionais locais”, explicou Mesquita, citado pelo “Diário de Moçambique”.

Mesquita referiu-se ao impacto que o referido aeroporto poderá trazer para a província de Gaza, em particular, e ao país, em geral.

“”O aeroporto é uma necessidade e sonho para Gaza e esperamos que venha a dinamizar o turismo da província. Como é sabido, a província de Gaza projecta construir uma barragem ao longo do rio Limpopo, no distrito de Mapai, e tem projecto de exploração de areias pesadas de Chibuto e para estas actividades todas é necessário que tenhamos um aeroporto para facilitar a mobilidade das pessoas que estarão envolvidas nesses projectos, por um lado, e a província de Gaza possui potencialidades turísticas, nas praias e nos parques, factores que exigem do Governo providenciar serviços altamente competitivos e atractivos para o investimento em todas as áreas, sendo de destacar a de aviação, por outro””, sublinhou Mesquita, citado pela AIM.

Revelou que, numa primeira fase, o aeroporto de Xai-Xai, a ser construído, estará para uma capacidade normal em termos de aeronaves.