Nacional

Alerta Sobre Risco de Inundações na vila Sede do Distrito de Búzi

2022-01-28 16:30:56 (UTC+00:00)

Devido à ocorrência de chuvas moderadas à muito fortes nas ultimas 72 horas, resultante da passagem da tempestade tropical “Ana”, a bacia hidrográfica do Búzi, registou incremento dos níveis hidrométricos nos principais rios afluentes (Lucite e Revue) e no curso principal do rio Búzi.

Consequentemente, em quase todas as estações hidrométricas na região do Baixo Búzi, encontram-se actualmente com níveis acima do alerta, com maior destaque para a estação hidrométrica de Estaquinha (E-188), cujos níveis de água situam –se 2 metros acima do alerta e com tendência a subir. Indica um comunicado do Centro, IP, na posse da "Folha de Maputo".

Assim, a Divisão de Gestão da Bacia Hidrográfica do Búzi da ARA-Centro, IP, reitera o apelo para tomada de medidas de precaução, recomenda-se a retirada imediata de pessoas e bens das zonas de risco de inundação e não
atravessar os leitos dos rios, com destaque para os bairros da Vila Sede do distrito de Búzi (Chiquezane, Mandiri 1, Mandiri 2, Companhia de Búzi, Martinote e Mucheneza), recomenda-se ainda o acompanhamento pontual e permanente da informação hidrológica disseminada pelas entidades nacionais competentes.