Nacional

Alfândegas confiscam 13 viaturas matriculadas fraudulentamente

2016-11-22 06:38:05 (UTC+00:00)

As Alfândegas de Moçambique confiscaram, na Beira, 13 viaturas para fins comerciais, nomeadamente betoneiras, basculantes e ambulância, todas com volante à esquerda, matriculadas fraudulentamente.

MAPUTO- As viaturas foram matriculadas através de um esquema de corrupção arquitectado por funcionários da primeira instituição e da repartição provincial do Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER) desta parcela do país.

Os veículos das marcas Mercedes Bens, DAF e Nissan, foram importados pela empresa Portocargas, Lda e chegaram a Beira em princípios do corrente ano.

Os mesmos já estavam a ser usados para trabalhos de construção civil e em outras actividades. Nove dos 13 carros encontram-se parqueados no Porto da Beira, onde aguardam pela sua reexportação.

O director provincial dos Transportes e Comunicações de Sofala, Hélcio Cânda, citado pelo Diário de Moçambique disse que o código de estrada em vigor em Moçambique, nomeadamente o decreto-lei número 1/2011, de 23 de Março, artigo 117, proíbe a importação de viaturas com volante à esquerda para fins comerciais.[AM]