Nacional
Altas temperaturas estão a desencadear problemas de saúde
2016-02-26 09:15:58 (UTC+00:00)
O país tem vindo a registar nos últimos dias elevadas temperaturas, que por vezes ultrapassam os 40 graus centígrados causando desta forma vários problemas de saúde.
MAPUTO-Por via disso está a aumentar na capital moçambicana o número de utentes que procuram os serviços de saúde, devido a vaga de calor que assola a cidade de Maputo e não só.
Além de causar infartos a exposição ao calor intenso é capaz de alterar a pressão arterial, a espessura do sangue, as taxas de colesterol e a frequência cardíaca.
O intenso calor afecta alguns órgãos internos por isso o Ministério da Saúde recomenda a proteger a pele com protector solar e chapéus e sombrinhas e ingestão de muitos líquidos entre água, sumos e fruta.
Para além da pele, o coração, os pulmões, o cérebro e os rins, são alguns dos órgãos que são afectados pela exposição de calor, causando danos ao organismo.
O distúrbio de funcionamento destes órgãos leva ao aumento do número de utentes nas unidades sanitárias, com problemas respiratórios, tonturas, sobretudo em hipertensos.
Alguns utentes entrevistados pela Folha de Maputo dizem estar a passar mal devido as altas temperaturas em Maputo principalmente devido ao o calor que se fez sentir no último sábado (20) que originou mal estar, tonturas e desmaios há muitas pessoas.
"Acho que deve ser problema de pressão pois a minha é muito baixa e por causa das altas temperaturas a minha visão fica fraca e meu corpo fica frágil "disse, Julia Massimbe. [AM2]