Nacional

Alunos afectados pelos conflitos militares são reintegrados em Manica

2016-06-26 10:53:01 (UTC+01:00)

As autoridades do sector da educação iniciaram com um processo para a reintegração dos alunos que abandonaram o ensino em várias escolas dos distritos de Báruè, Manica e Mossurize, na província de Manica.

MAPUTO- O ministro da Educação Jorge Ferrão, que falava em Chimoio, capital de Manica, explicou que os alunos estão a ser integrados em turmas alternativas nas escolas localizadas nas zonas livres da presença homens armados da Renamo.

Sem avançar o número exacto dos alunos reintegrados, disse que os mesmos vão receber aulas de recuperação para dotá-los com o mesmo nível de conhecimentos dos seus colegas.

“Pensamos que a reintegração em turmas alternativas é a melhor saída. O que pretendemos é que estes alunos não fiquem sem estudar. O processo está em curso. Muitos alunos voltaram a sala de aula”, disse Ferrão, que descreve a movimentação dos homens da Renamo como sendo uma situação que compromete o funcionamento do sector de educação.

Pelo menos 52 escolas continuam encerradas nas zonas recônditas dos distritos de Báruè, Mossurize e Manica, onde a Renamo, maior partido da oposição, continua a semear terror, perturbando o normal funcionamento das instituições públicas e privadas.

Esta situação afecta particularmente cerca de 22 mil alunos que deixaram de frequentar a escola e centenas de professores que se encontram impedidos de exercer a sua actividade. [FI]