Nacional
Alunos subornam professores com conivência dos pais
2016-11-16 11:20:53 (UTC+00:00)
Estudantes, de várias escolas da capital moçambicana, usam do suborno como forma de preencher as lacunas criadas ao longo do ano com vista a conseguirem notas para passar de classe ou ir ao exame.
MAPUTO- Como se esse descalabro não fosse suficiente, parte destes alunos envolvidos nesses esquemas de suborno tem a conivência dos pais e encarregados de educação que directamente financiam esses actos.
Em conversa com a nossa equipa de reportagem, uma aluna da Escola Secundária Josina Machel, revelou que tem problemas em algumas cadeiras e pondera recorrer a suborno para passar de ano.
"Nós sempre temos esses esquemas e nesta altura do ano o que fala é o dinheiro, os professores cobram pelas notas que nos dão", disse a jovem estudante.
Enquanto uns “desarrascam” as moedas para "comprar a passagem", outros falam directamente com os pais que prontamente se disponibilizam a “patrocinar” a transição fraudulenta dos filhos.
Este é o caso de um estudante da 10ª classe na Escola Secundária Estrela Vermelha que revelou que os seus encarregados de educação vão fazer o que for possível para que transite de classe mesmo que isso signifique subornar os professores. [FI]