Nacional
Amélia Nkare “A justiça fiscal em Moçambique ainda é um desafio”
2016-02-19 13:40:18 (UTC+00:00)
A presidente da Autoridade Tributária (AT), Amélia Nakhare, admitiu hoje em Maputo que a justiça fiscal em Moçambique ainda é um desafio.
MAPUTO- Falando hoje em Maputo, durante a abertura da cerimónia de lançamento do relatório sobre um estudo intitulado "Agenda Nacional de Integridade nos Negócios" Nakhare admitiu, a título de exemplo, que a entidade que dirige apenas consegue arrecadar uma parte insignificante da receita nacional, uma situação que condiciona a agenda de desenvolvimento.
"A integridade nos negócios depende fundamentalmente dos valores dos contribuintes", sublinhou a presidente da AT.
Nkhare destacou a consciencialização sobre a importância da regularização fiscal como um dos principais elementos para que o problema seja ultrapassado.
A presesidente da AT sublinhou ainda que é prioridade do Governo estabelecer uma relação mais sólida com o sector privado, convidando-o também a assumir um papel activo no âmbito da fiscalização.
"Hoje, felizmente, podemos dizer que o CTA (Confederação das Associações Económicas) advoga mais sobre imposto do que a própria AT", concluiu, reiterando que o país ainda tem "muitos desafios pela frente". [EB]