Nacional
Amnistia Internacional acusa FDS e Renamo de terem cometido abusos
2017-02-22 08:41:39 (UTC+00:00)
As Forças de Defesa e Segurança e a Renamo, são acusados pela Amnistia Internacional (AI) de terem cometido abusos contra os direitos humanos, incluindo assassínios, durante o ano passado.
MAPUTO- Segundo o relatório anual da AI, intitulado "O Estado dos Direitos Humanos no Mundo", lançado hoje, as Forças de Defesa e Segurança bem como membros e simpatizantes da Renamo pautaram a sua conduta por práticas de tortura e maus-tratos contra populações civis.
"Confrontos violentos continuaram entre o partido no poder, Frelimo e o principal partido da oposição, Renamo", assinala a organização de defesa dos direitos humanos.
Ao longo de 2016, prossegue o relatório anual da AI, as forças armadas, a polícia moçambicana e os serviços secretos atacaram pessoas suspeitas de serem membros da Renamo, sujeitando as vítimas a execuções extrajudiciais, tortura, maus-tratos, detenções arbitrárias e destruição de propriedade.
"Verificou-se uma contínua impunidade face a tais crimes, que devem ser punidos, ao abrigo da lei internacional, uma vez que são considerados violações dos direitos humanos", lê-se no texto.