Nacional

Amurane assassinado a tiro

2017-10-05 05:23:52 (UTC+01:00)

O presidente do município da cidade de Nampula, Mahamudo Amurane, foi morto na noite de ontem a tiro em frente à sua residência particular no bairro de Namutequeliua por um indivíduo desconhecido ainda a monte.

MAPUTO- A directora clínica do Hospital Central de Nampula, Bainabo Sahal, disse citada pelo Jornal Notícias, que Mahamudo Amurane chegou àquela unidade sanitária já sem vida, apesar do socorro imediato prestado por parentes e simpatizantes.

Mahamudo Amurane foi eleito edil de Nampula em 2013 apoiado pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Recentemente, Amurane anunciou publicamente que iria concorrer nas próximas autárquicas, marcadas para Outubro de 2018, mas não pelo MDM, com o qual se desentendeu.

Na manhã de ontem, Amurane participou nas cerimónias do Dia da Paz na Praça dos Heróis Moçambicanos na cidade de Nampula, onde fez a deposição de uma coroa de flores.

Há alguns meses, Amurane tinha entrado em rota de colisão com a direcção do seu partido, tendo posteriormente anunciado a sua desvinculação, com promessas de se recandidatar nas eleições do próximo ano, com uma nova força, situação interrompida pelo fatídico assassinato.

O malogrado perde a vida há precisamente um ano e seis dias do fim do seu mandato.

Com a morte do edil, abre-se uma vacatura no município de Nampula que, por força da Lei, deverá ser preenchida, temporariamente, pelo presidente da Assembleia Municipal, até a realização de eleições intercalares, caso seja seguido a risca, a letra e o espírito da legislação. [FM]