Nacional
AMVIRO cogita possibilidade de uso de meios alternativos ao automóvel
2016-09-21 08:50:12 (UTC+01:00)
A Associação Moçambicana para as Vítimas de Insegurança Rodoviária (AMVIRO), pensa na possibilidade de uso de meios alternativos ao transporte convencional.
MAPUTO- A actual conjuntura económica pode ser favorável ao uso de meios de mobilidade alternativos ao automóvel, cuja circulação, para além de representar gastos, é por vezes responsável por acidentes de viação e poluição do meio ambiente.
A posição é defendida pelo presidente AMVIRO, Alexandre Nhampossa, citada pelo Notícias, que considera que a concepção de vias rodoviárias deve contemplar espaços para a circulação de meios como bicicletas, através da introdução das ciclo-vias.
Nhampossa falava ontem durante o lançamento da semana da mobilidade, que vai culminar com a celebração do dia mundial sem carro, na próxima quinta-feira, evento que vai acontecer sob o lema “Juntos por Uma Mobilidade Segura, Amiga do Ambiente e pela Paz”.
A fonte destacou que a semana da mobilidade vai constituir um momento de reflexão sobre o aumento de acidentes de viação, que tem se saldado em perdas humanas, e ainda sobre o impacto do uso de automóveis na poluição ambiental. [FI]