Nacional

ANAC vai submeter proposta de emenda da lei de conservação de biodiversidade

2016-10-28 08:32:34 (UTC+01:00)

A administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) vai submeter à Assembleia da República a proposta de emenda da Lei, sobre conservação da biodiversidade, para torná-la mais actuante contra os traficantes dos recursos faunísticos e florestais.

MAPUTO- A reforma da legislação, da lei n.º 10/2014 foi anunciada ontem em Inhambane, pelo director-geral da ANAC, Bartolomeu Soto, visa permitir maior eficácia e colaboração interventiva entre as instituições que trabalham na implementação das medidas punitivas contra exploradores e traficantes ilegais da fauna e flora.

Soto citado pelo Notícias, que falava na abertura da V reunião nacional da ANAC, disse que há necessidade de o país tomar medidas adicionais que eliminem a exploração e tráfego ilegal da fauna e flora e promovam o uso racional e sustentável de recursos, pois, para ele, a solução do problema da caça furtiva nas áreas de conservação está na garantia do seu uso sustentável.

Revelou que, desde a retoma do repovoamento das áreas de conservação, o país já introduziu mais de 13 mil animais de diversas espécies a partir da África do Sul, como parte da implementação dos acordos transfronteiriços na gestão dos recursos naturais nas áreas de conservação de fauna bravia. [FI]