Nacional
Anadarko e parceiros doam 200 mil dólares às vítimas do vendaval
2016-11-28 12:14:22 (UTC+00:00)
A petrolífera norte-americana Anadarko e os seus parceiros, ofereceram na última sexta-feira, diverso material de construção, higiene e saúde às vítimas do vendaval que, no mês passado, devastou a cidade e província de Maputo.
MAPUTO-O apoio, orçado em 200 mil dólares norte-americanos foi formalmente entregue ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).
Um comunicado de imprensa recebido pela FOLHA DE MAPUTO indica que trata-se de um apoio que visa reforçar a acção do Governo em resposta ao sofrimento das populações afectadas pelo vendaval na cidade e província de Maputo no passado dia 24 de Outubro, que provocou a destruição de diversas casas e infra-estruturas públicas deixando famílias ao relento.
De acordo com o secretário Permanente da cidade de Maputo, Manuel Guimarães este apoio mostra que os moçambicanos e parceiros envolvem-se em ambientes solidários e estão atentos aos eventos que acontecem na sociedade.
“A Anadarko mostrou que não está aqui só para ganhar dinheiro mas também está com o povo moçambicano. Sabemos que em Cabo Delgado está criar projectos de responsabilidade Social que inclui construção de escolas e isso é extremamente importante para as populações”, disse Guimarães.
Já o director do INGC, João Machatine afirma que apoio da Anadarko tem um valor pelo conteúdo por se tratar de material de construção visto que foram cinco mil famílias que perderam os seus bens.
” Essa ajuda assegura que os esforços de reconstrução e de assistência em curso possam ser acelerados para que as famílias afectadas possam seguir em frente e retomar as suas vidas normalmente” acrescentou Machatine.
Por seu turno, o Director Geral da Anadarko John Bretz, reitera a parceria a longo prazo com Moçambique e suas principais instituições para que haja sucesso nas relações existentes. [AM]