Nacional

Ananias Mathe orquestra segunda tentativa de fuga da prisão

2016-10-14 07:51:58 (UTC+01:00)

Ananias Mathe, o prisioneiro moçambicano que se tornou notável na vizinha África do Sul, tentou evadir-se pela segunda vez da prisão de máxima segurança Ebongweni C-Max.

MAPUTO- De acordo com a AIM, que cita o jornal sul-africano Mercury, o prisioneiro tentava pela segunda vez fugir da prisão localizada perto da cidade de Kokstad, na província de Kwazulu-Natal.

O porta-voz dos Serviços Penitenciários, Thulani Mdluli, confirmou a tentativa de fuga, mas escusou-se de falar sobre o assunto, afirmando apenas que existe uma investigação em curso.

O jornal “The Star” reporta que a prisão de Ebongweni está equipada com um sistema integrado de segurança que inclui portas pneumáticas corrediças, uma cerca de segurança electrificada com sistemas de alarme de detecção e câmaras de videovigilância CCTV ao longo de todo o perímetro.

Mathe atingiu a notoriedade em 2006 quando se tornou no primeiro prisioneiro a escapulir-se da prisão de máxima segurança Penitenciaria C-Max, em Pretória.

Ele conseguiu evadir-se depois de se besuntar com vaselina e sair de uma janela da sua cela que media apenas 20 centímetros de altura e 60 centímetros de comprimento.

Mathe foi inicialmente detido em Novembro de 2006 por 51 acusações de assassinato, tentativa de assassinato, estupro, sequestro e assalto à mão armada.

Ele foi considerado culpado de 64 de um total de 71 acusações, incluindo estupro, tentativa de estupro, tentativa de homicídio, roubo e furto, e foi condenado à prisão 54 anos, dos quais deverá cumprir pelo menos 43.

Segundo o funcionário daquela penitenciária, Mathe parece ter uma formação de alto nível: “Ele tem a capacidade de usar qualquer coisa como uma arma. As suas mãos são uma arma.

Até agora, nenhum prisioneiro conseguiu evadir-se da prisão onde Mathe se encontra actualmente encarcerado. [FI]