Nacional

Apartamento do INAHINA na "travessa da Boa Morte" pega fogo

2020-06-04 11:35:43 (UTC+01:00)

Um dos apartamentos dos escritórios do Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação (INAHINA) pegou fogo ao final da manhã desta quinta-feira, na "travessa da Boa Morte", na zona Baixa da cidade de Maputo.

MAPUTO- De acordo com testemunhas que falaram a Folha de Maputo, o incêndio ocorreu no sexto andar do lado da "travessa da Boa Morte", nas ruas conhecidas como "Araújo", onde féequentam as trabalhadoras de sexo.

Na verdade, elas é que começaram a gritar quando o incêndio estava a começar, que durou aproximadamente 30 minutos, tempo suficiente para agitar os trabalhadores do edifício bem como a vizinhança.

A Folha de Maputo tentou ouvir alguns funcionários deste instituto mas declinaram o nosso pedido. Supõe-se a possibilidade do incêndio ter iniciado numa das copas onde os trabalhadores passam refeições.

INAHINA é uma instituição criada em 1989, através do Decreto 40/89 de 5 de Dezembro, como um instituto subordinado ao Ministério dos Transportes e Comunicações.

Contudo, o Decreto 27/2004 de 20 de Agosto redifiniu as atribuições, competências e organização do INAHINA para que o exercício das suas actividades seja mais exequível, onde lhe é atribuída autonomia administrativa e financeira, passando a tutela a ser da competência do Ministro que superintende o sector dos Transportes Marítimos.

A função principal do INAHINA é de facilitar a navegação segura nas águas costeiras e interiores do país através de serviços hidrográficos, oceanográficos assim como instalação, reabilitação e manutenção de ajudas à navegação. O instituto tem também a responsabilidade de calibrar agulhas magnéticas.