Nacional

APURAMENTO INTERMÉDIO: Vahanle confirmado vencedor

2018-03-17 11:50:56 (UTC+00:00)

A Comissão Distrital de Eleições de Nampula confirmou ontem a vitória de Paulo Vahanle, candidato da Renamo, na segunda volta da eleição intercalar para a escolha do presidente do Conselho Municipal desta autarquia.

MAPUTO- Os resultados do apuramento intermédio, apresentados pelo presidente da Comissão Distrital de Eleições, Martinho Marcelino, confirmam que Paulo Vahanle arrecadou 55.265 votos, que correspondem a 58,53 por cento dos eleitores, contra 39.254 votos de Amisse Cololo, candidato da Frelimo, equivalentes a 41,46 por cento.

No total, foram às urnas na quarta-feira 96.398 eleitores, de um universo de 296.590 inscritos nos cadernos eleitorais, o que significa uma abstenção de 67,49 por cento, cifra que superou a primeira volta, em que mais de 75 por cento dos eleitores inscritos não se apresentaram às mesas para votar.

Espera-se que a Comissão Nacional de Eleições faça, durante o fim-de-semana, a requalificação dos votos e divulgue publicamente os resultados definitivos, que deverão ser submetidos ao Conselho Constitucional para validação e proclamação.

Prevê-se que o novo presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula tome posse em Abril, para iniciar a implementação do manifesto eleitoral, num programa de governação que vai durar pouco mais de cinco meses, já que em Outubro deverão realizar-se as eleições em todas as 53 autarquias do país.