Nacional

Armindo Tiago diz que o país está preparado para enfrentar o surto da varíola dos macacos

2022-06-29 15:00:05 (UTC+01:00)

O ministro da Saúde, Armindo Tiago, disse que o país está preparado em meios humanos, materiais e financeiros para enfrentar o surto da varíola de macacos, depois de o governo da África do Sul ter detectado dois casos em menos de uma semana. O primeiro caso foi notificado na passada quinta-feira e o segundo ontem (28).

Segundo a Carta de Moçambique, Para além da vizinha África do Sul, o surto de varíola de macacos também foi detectado em outros países da África Central e Ocidental. Em entrevista à AIM, Armindo Tiago disse que Moçambique ainda não tem motivos para se alarmar com a varíola dos macacos, visto que o nível de transmissão é considerado extremamente baixo, em relação a outras doenças.

“Apesar disso, as autoridades da saúde vão redobrar os esforços no monitoramento da doença, tal como tem sido feito com outras pandemias”, referiu o governante. E acrescentou: “Moçambique está preparado para o diagnóstico da varíola dos macacos, visto que a forma de suspeita da doença já é do conhecimento dos profissionais de saúde. Entretanto, já tivemos casos suspeitos de varíola dos macacos, fez-se o teste e o resultado foi negativo para esta doença no país”, afirmou Tiago.

Entretanto, garantiu que o sector da saúde vai redobrar esforços na capacidade de vigilância e monitoria para que, na eventualidade dos casos ocorrerem, as autoridades estejam preparadas para notificar imediatamente.