Nacional
Assaltos assustam comerciantes do bairro de Mahlampsena
2015-06-03 08:23:51 (UTC+01:00)
As incursões dos ladrões que roubam e assaltam até em plena luz do dia, já estão a atormentar comerciantes informais que exploram contentores posicionados junto ao terminal de transportes de Mahlampsene, município da Matola.
MAPUTO - Segundo depoimentos de alguns operadores citados pelo “Notícias”, vezes sem conta, grupos de malfeitores munidos de armas brancas ou de fogo realizam investidas nos estabelecimentos e recolhem as receitas das vendas efectuadas. Todos os casos de resistência conhecidos, segundo os interlocutores, resultaram em violentas agressões.
Na semana passada, por exemplo, uma dupla de assaltantes foi neutralizada por populares depois de se apoderar de um montante estimado em cerca de 50 mil meticais, correspondentes à receita do dia.
As fontes, citadas pelo mesmo jornal dizem que os meliantes perderam o medo de tal forma que as suas incursões acontecem mesmo durante o dia e os clientes acabam também sendo arrancados diversos bens com mais enfoque para telemóveis e dinheiro.
Frederico Ndayirorere, vendedor que exerce actividade desde meados do ano passado, conta o drama que ele, seus trabalhadores e clientes passaram quando um grupo de quatro indivíduos invadiu a sua mercearia, levando a receita e pertences dos clientes.
“Passava das 19 horas quando quatro bandidos armados com pistolas entraram aqui na Mercearia e me agrediram com a coronha de uma das armas na cabeça para que lhes entregasse todo o dinheiro. Também ameaçaram os clientes, arrancando-lhes dinheiro, telemóveis e cartões do banco”, conta o comerciante. [OD]