Nacional
Ataque em Manica revela intolerância a comunicação social
2016-08-15 08:55:15 (UTC+01:00)
Jornalistas e personalidades afirmaram ontem que o ataque armado da Renamo contra jornalistas da Rádio Moçambique (RM) e Televisão de Moçambique (TVM) revela intolerância desta organização política em relação à actividade da comunicação social no país.
MAPUTO- O sentimento na sequência da investida armada da “perdiz” contra uma coluna de viaturas que se dirigia à província de Tete, à passagem da localidade de Chiuala, no distrito de Báruè, em Manica.
De acordo com o Notícias, face ao acontecimento, o Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS) condena, nos mais vigorosos termos, este acto de violência, que constitui flagrante atentado contra a liberdade de Imprensa e destinado a impedir o desempenho profissional dos jornalistas, práticas previstas e condenadas em sede da Lei de Imprensa, no seu artigo 42.
Segundo o CSCS, o facto de que as duas viaturas alvejadas se achavam devidamente identificadas como pertencendo a duas instituições públicas de comunicação social constitui indício de que o ataque às mesmas não foi fortuito, mas sim intencional, o que constitui motivo de grave apreensão pública, apelando-se às entidades legais a investigar os seus perpetradores, a fim de serem julgados e condenados nos termos da lei. [FI]