Nacional

Ataques da Renamo visam a população

2016-08-27 06:18:24 (UTC+01:00)

Três dos 16 distritos da província do Niassa foram alvo de ataques de homens armados da Renamo nos últimos dois meses, causando danos morais e materiais avultados à população.

MAPUTO - Com efeito, os ataques atingiram os povoados de Muapula e Maiaca, em Maúa; Nacumua, em Metarica; e, muito recentemente, Muaquia, em Majune.

Embora os quatro ataques não tenham resultado em vítimas humanas, o Governador do Niassa, Arlindo Chilundo, mostrou-se bastante agastado com a atitude da Renamo, tendo em conta que todas as vezes que isso acontece as populações ficam apreensivas, deixando de fazer as suas actividades produtivas para se ocuparem em assuntos relacionados com a procura de lugares seguros, fora das suas zonas de residência, mormente nas vilas e cidades.

Preferencialmente, para além de pilhar bens da população indefesa, incluindo produtos alimentares, os homens de Afonso Dhlakama privilegiaram o roubo de fármacos e a vandalização de bens públicos e privados, com destaque para infra-estruturas, tais como centros de saúde, escolas, vias de acesso, entre outras instituições sociais do Estado.

Sobre o assunto, Arlindo Chilundo instou a população a redobrar esforços no sentido de detectar e informar as autoridades competentes sobre a presença de pessoas estranhas com intenções de perigar a paz e estabilidade no seio das comunidades.[EL]