Nacional

Atrasos condicionam obras da base logística para exploração de gás no Rovuma

2016-05-26 12:57:00 (UTC+01:00)

A construção da base logística para a exploração de gás no Rovuma está a ser condicionada pelos atrasos na sua execução.

MAPUTO- A infra-estrutura em causa, é estratégica para a prestação de serviços de apoio às operações petrolíferas das empresas envolvidas na bacia do Rovuma, devia estar concluída até ao quarto trimestre do próximo ano, antecedendo o arranque das exportações do gás natural, inicialmente prevista para 2018.

“Se a Eni e a Anadarko tivessem decidido avançar com os investimentos nós estaríamos também a concluir com a nossa parte, mas sentimos que não valerá nada corrermos com os trabalhos da base logística e depois não haver o seu devido aproveitamento”, explicou André da Silva, director executivo da empresa Portos de Cabo Delgado (PCD), citado com AIM.

André da Silva realçou que devido a atrasos a montante do projecto (exploração do gás) a sua companhia viu-se forçada a fazer reajustes no cronograma das obras.

Garantiu, no entanto, que a primeira parte da base logística estará pronta em 2017 com vista a responder às necessidades existentes para a abertura de furos adicionais nas áreas 1 e 4 da bacia sedimentar do Rovuma. [FI]