Nacional

Aumentam casos de homicídio por ciúmes no centro do país

2015-07-24 11:30:04 (UTC+01:00)

Pelo menos 26 pessoas morreram, desde o início deste ano, por causas passionais no centro do país, afirmaram as autoridades polícias.

Os crimes motivados por ciúmes voltaram a disparar na província de Manica, centro de Moçambique e as vítimas são na sua maioria homens.

As estatísticas da Polícia de Manica indicam que 26 pessoas morreram de janeiro até 22 julho nos distritos de Manica, Gondola, Chimoio e Sussundenga, Machaze e Mossurize, após se envolverem em lutas motivadas por acusações de traição ou feitiçaria para destruir relações conjugais.

De acordo com Belmiro Mutadiua, porta-voz do comando da Polícia de Manica citado pela “Agência Lusa” "Os homicídios, sobretudo por questões passionais são uma preocupação da polícia e temos estado a posicionar as nossas forças em regiões onde por tradição a traição é imperdoável", disse o agente.

O caso mais recente deu-se na quarta-feira, quando uma jovem foi encontrada sem vida no bairro 16 de Junho, cidade de Chimoio, após ter sido violada e estrangulada por desconhecidos, quando regressava da escola, num caso supostamente provocado pelo fim de uma relação amorosa. [FI]