Nacional
Autoridades exibem peças que podem pertencer MH370
2016-09-07 06:15:55 (UTC+01:00)
As autoridades aeronáuticas moçambicanas exibiram, ontem, três peças encontradas ao largo de Moçambique, que podem estar relacionadas com o avião da Malaysia Airlines desaparecido há mais de dois anos.
MAPUTO- Uma das peças, em formato triangular e com cerca de um metro de comprimento, possui cores e inscrições, que podem facilitar o trabalho dos peritos na identificação do aparelho a que pertencia, segundo noticia a agência Lusa.
João Abreu, presidente do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM), citado pela agência Lusa, disse que esta peça foi encontrada no final de Agosto por pescadores na praia de Linga Linga, na província de Inhambane, e entregue à polícia no distrito de Morrumbene, que a encaminhou posteriormente para Maputo.
Pelas características do objecto, sugeriu, pode tratar-se de uma superfície, talvez uma longarina, uma hipótese a confirmar pelos investigadores, a que as inscrições ainda visíveis num autocolante branco também podem dar um contributo indispensável.
Este destroço junta-se a outros dois em posse do IACM, mais pequenos e encontrados em Xai-Xai, província de Gaza, pelo embaixador da União Europeia em Maputo, Sven von Burgsdorff, e também possíveis de pertencerem ao Boeing 777 da Malaysia Airlines que desapareceu a 08 de Março de 2014, quando fazia a rota entre Kuala Lumpur e Pequim com 239 pessoas a bordo.
Segundo as investigações, foram desligados os sistemas de comunicação e o avião foi desviado da rota para a zona sudeste do oceano Índico, onde terá caído.
Apenas parte de uma asa do Boeing 777, recuperada numa praia na Ilha da Reunião, país vizinho de Moçambique, foi definitivamente ligada ao MH370. [FM]
Foto: Jornal A BOLA