Nacional

Autoridades precisam de 550 milhões meticais para reconstrução após Dineo

2017-02-18 07:43:14 (UTC+00:00)

As autoridades estimam em 550 milhões de meticais o valor necessário às obras de reparação de emergência em infra-estruturas sociais danificadas durante a passagem do ciclone tropical Dineo ocorrida quarta-feira na província de Inhambane.

MAPUTO- Segundo o director-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), João Machatine, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), o montante constitui apenas o ponto de partida para a mobilização de financiamentos e destina-se as infra-estruturas sociais (escolas e unidades sanitárias), para restaurar a vida das comunidades.

"Os danos causados pelo ciclone na província de Inhambane são dramáticos, o que exige uma disponibilização urgente de fundos", disse João Machatine.

De acordo com a Agência de Informação de Moçambique (AIM), Machatine apontou, a título de exemplo, que pouco mais de 70 por cento das escolas ficaram sem tecto nos vários distritos afectados.

Segundo a fonte que temos vindo a citar, devido a necessidade de reatar a actividade lectiva há uma necessidade urgente de realizar as intervenções que podem permitir que aulas recomecem.

Não obstante as dificuldades para uma avaliação mais realística no terreno, devido a falta de acesso assim como a falta de comunicações, Machatine disse que os trabalhos continuam no sentido de aferir, com exactidão, a verdadeira margem de danos que o Dineo provou e o quanto será necessário para a reposição. [FM]