Nacional
Autorizados mais de 9 mil estrangeiros para trabalhar em Moçambique
2015-08-21 10:44:39 (UTC+01:00)
Moçambique recebeu, durante o I Semestre deste ano, um total de 9.281 cidadãos estrangeiros, que vieram contratados para trabalhar no país, em diversas áreas de actividade.
MAPUTO - Segundo os registos da Direcção Nacional do Trabalho Migratório, responsável pelo processo de imigração e emigração laboral dentro do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS).
Ainda de acordo os dados desta área especializada do MITESS, 1.856 deste universo de estrangeiros vieram a Moçambique para contratos de trabalho de Curta Duração, de até 30 dias, enquanto no âmbito do trabalho de Curta Duração de até 180 dias, foram contratados 857, todas estas vias de contratação de mão-de-obra expatriada estão previstas na Lei do Trabalho, que são recorridas para trabalhos temporários de natureza complexa ou especializada, cuja resposta imediata não é possível encontrar internamente. No âmbito da quota, o mercado laboral moçambicano recrutou, no período em análise, 4.856 trabalhadores estrangeiros, de diferentes nacionalidades.
Os projectos de investimento trouxeram ao país 1.477 cidadãos estrangeiros, outros 235 foram contratados por via de pedido de autorização, após as suas empresas contratantes esgotarem as cotas previstas na legislação laboral sobre a matéria.
No concernente aos destinos dos trabalhadores contratados fora do país, destacam-se mais as empresas da Cidade de Maputo (com um total de 3.006 trabalhadores estrangeiros contratados), bem como as Províncias de Maputo (com 1.396), Nampula (1.140) e Sofala (1.110).[OD]