Nacional
BAD diz que Moçambique caminha na direcção certa
2018-12-24 06:41:01 (UTC+00:00)
O director do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Moçambique disse, sábado, que o país "está a ir na direcção certa" e salientou que o próximo ano será "muito importante", destacando a realização de eleições.
O país "está a ir na direcção certa", considerou Pietro Toigo, acrescentando que o próximo ano "será um ano muito importante, com o fim de um ciclo eleitoral e o princípio de um novo, portanto a democracia moçambicana vai ser testada, e há um processo de paz, que foi uma iniciativa muito importante, que seguramente ainda não acabou e tem muitos desafios pela frente".
O responsável permanente do BAD em Maputo salientou ainda os desafios económicos, notando que "os passos que o Governo deu foram necessários e correctos, os desafios são muito grandes, é um ano fundamental, mas o país mostrou maturidade política e também de liderança para sair de um período muito difícil".
O BAD é uma instituição de financiamento multilateral com o objectivo de promover o desenvolvimento económico em África, estando presente na maioria dos países do continente.
Presente em Moçambique há mais de 40 anos, o BAD já financiou mais de 100 projectos num total que ultrapassa os 2 mil milhões de dólares, "focando-se particularmente na agricultura e nos transportes", lê-se no documento.[CC]