Nacional
Badjias e Txobobos ameaçam saúde pública
2016-02-08 14:48:13 (UTC+00:00)
Todos os dias para quem caminha pela cidade de Maputo e arredores é comum deparar-se com pessoas a venderem bolinhos "txobobos" e pasteis de feijão vulgarmente conhecidos como "badjias", mas em recepientes sem nenhuma protecção.
MAPUTO-Esses produtos são na maioria das vezes confeccionados em locais impróprios e em condições que deixam muito a desejar, onde não são observadas as medidas básicas de higiene, o que constitui um verdadeiro atentado a saúde pública.
A nossa equipa de reportagem escalou alguns locais onde são vendidos alguns destes produtos tendo se deparado com muitas pessoas que procuravam alimentos como badjias, "txobobos", bolos assados e fritos, rachel e polony mal cuidados e expostos ao ar livre.
Os cuidados higiénicos são negligenciados ignorando os riscos que essa atitude representa para a saúde pública.
Os que fornecem estes serviços fazem-no com as mãos sujas, não tapam os alimentos, não obstante o facto de estarem à volta da estrada, onde carros e pessoas circulam constantemente levantando poeira, sem contar com a força do vento que por vezes transporta plásticos e papéis sujos para dentro dos recipientes que comportam a comida comercializada naquele local.
Alguns entrevistados dizem ter conhecimento que aqueles produtos desprotegidos podem causar doenças, mas que não tem alternativa pois são alimentos rapidos e acessíveis.
"Nós sabemos que estas "badjias" mal conservadas podem nos causar muitas doenças mas não temos outra alternativa senão comprarmos e consumirmos. Até já tive diarreia, mas o que fazer porque o meu dinheiro só chega para comprar isso", disse.[AM2]