Nacional
Bairro da Malanga: Água continua um entrave
2016-10-21 11:04:55 (UTC+01:00)
A contínua falta de água na Malanga embaraça os moradores deste bairro, facto que leva alguns deles optarem pela água escoada das instalações do SIMAE, cita nas proximidades, para satisfazer as suas necessidades básicas.
MAPUTO- Para quem faz a retunda da Praça 16 de junho, durante as primeiras horas da manhã são visíveis movimentações de pessoas à procura de água numa das vala onde escorre agua, que segundo algumas das usuárias é potável, ida do SIMAE - Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto para a vala adjacente a empresa Toyota.
Observando a actividade que homens, mulheres e crianças efectuam é notável o risco que correm, tanto de saúde e vida, mas que não é superado pela falta de água que ressentem. Como o habitual os moradores neste bairro, todas as manhãs direcionam-se a esta vala para levar água, e conscidentemente aquando da chegada da nossa reportagem mulheres de famílias diferentes lavavam a roupa neste lugar, onde também decorrem obras de colocação de tubos de água.
Em contacto com as mulheres que se preocupavam no embranquecimento de suas vestes, estas, afirmam que assim se comportam porque em suas casas não tem acesso a água suficiente para manter a higiene total famíliar.
“
Optamos por usar esta agua porque não conseguiríamos ter agua suficiente para limpar a casa, cozinhar, manter a higiene sanitária sã com a água que adquirimos nalguns vizinhos à três meticais por bidão".
Questionando-as da salubridade da água e perigo que correm descendo para baixo da vala, cidadãs que não quiseram ser identificadas disseram que a água é limpa sim, mas não saudável para o consumo. Quanto ao perigo elas respondem “ não temos como, Deus é quem sabe“. [VM]