Nacional
BALANÇA DE PAGAMENTOS: Alimentos e combustíveis consomem bilião de dólares
2016-04-11 07:49:33 (UTC+01:00)
O sector privado defende que a prioridade de Moçambique deve ser a produção de alimentos e combustíveis, cuja importação representa para o país cerca de um bilião de dólares norte-americanos por ano.
MAPUTO-Segundo o presidente do conselho directivo da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Rogério Manuel, citado pelo Notícias, na balança de pagamentos notam-se desafios estruturais que afectam o desempenho da economia.
Entre tais desafios, o presidente da CTA apontou o facto de a factura da importação de energia representar cerca de 240 milhões de dólares por ano.
“A superação dos desafios da economia moçambicana passa por uma abordagem clara e pragmática”, referiu Rogério Manuel, falando há dias em Maputo, no III Conselho de Monitoria do Ambiente de Negócios, cujas reuniões acontecem trimestralmente envolvendo o sector privado e o Governo, encabeçado pelo Primeiro-Ministro.
Na mesma ocasião Rogério Manuel considerou que o Estado tem activos que não estão a produzir o suficiente para aliviar o Tesouro nem para ajudar a minimizar os problemas de desenvolvimento sócio-económico do país.
O presidente da CTA indicou que neste momento a eficiência destas participações é bastante baixa, se considerar a receita de capital canalizada para o Tesouro que representa 1,4 por cento da receita do Estado. [AM]