Nacional
Banco Central mantém taxa de juro
2023-03-30 12:47:08 (UTC+01:00)
O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique decidiu, ontem, manter a taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, em 17,25 por cento.
Esta decisão é sustentada pela manutenção das perspectivas de uma inflação de um dígito no médio prazo, não obstante a materialização e agravamento de alguns riscos associados às projecções inflacionárias, com destaque para a ocorrência de desastres naturais e o aumento da pressão sobre a despesa pública.
No comunicado emitido no final da sessão, o Banco Central refere que os riscos e incertezas subjacentes às projecções de inflação agravaram-se.
Para o efeito, destacam-se, a nível interno, incertezas em relação aos impactos dos recentes choques climáticos sobre os preços de bens e serviços, no curto prazo, assim como o aumento da pressão sobre a despesa pública. Na envolvente externa, sublinham-se as incertezas relativamente aos efeitos da volatilidade nos mercados financeiros globais e prolongamento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
O BM acrescenta que se perspectiva uma inflação de um dígito no médio prazo.
Refere, igualmente, que, em Fevereiro de 2023, a inflação anual acelerou de 9,78 por cento para 10,30, a reflectir-se, sobretudo, no incremento dos preços dos bens alimentares em face da ocorrência de choques climáticos e o aumento dos preços dos bens e serviços administrados.